Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Risco de parada cardíaca em provas de longa duração

Infelizmente, nos últimos dias, tivemos a notícia da morte do jogador de futebol Morosini, meia do Livorno, e da internação em estado grave do modelo gaúcho Felipe Blumenthal Sequeira, quando corria uma prova de longa duração e grande esforço em Florianópolis. Esses eventos acabam chocando a população e nos fazem refletir acerca da segurança de se praticar esportes que exigem muito do físico, como provas de maratona e meia-maratona. Como profissional de Educação Física, será que devo incentivar essa prática com meus alunos?

Como o blog tem como objetivo embasar cientificamente a opinião aqui expressa, nada melhor do que citar um estudo publicado recentemente em um dos periódicos mais respeitados da área da saúde, o New England Journal of Medicine.

Em janeiro desse ano, Jonathan H. Kim e sua equipe publicaram um estudo que analisou a incidência de parada cardíaca em 10,9 milhões de corredores nos eventos de maratona e meia-maratona nos Estados Unidos no período que compreende entre 1º de janeiro de 2000 até 31 de maio de 2010. A taxa de incidência de parada cardíaca foi de 0,54 a cada 100000 (cem mil) participantes, e a taxa de parada cardíaca com morte foi de 0,39 a cada 100000 (cem mil) corredores.

Os próprios autores concluem que corridas de longa duração (maratona e meia-maratona) são associadas com baixo risco de parada cardíaca seguida de morte, sendo a maioria dessas mortes associadas à cardiomiopatia hipertrófica do coração e à aterosclerose.

Dessa forma, observamos que os casos de morte por parada cardíaca em provas de longo esforço são muito raros, tanto que viram notícia quando acontecem. O sedentarismo mata MUITO mais com suas doenças associadas, mas quando um sedentário morre por alguma doença cardiovascular isso não é notícia. Tanto que a principal causa de mortes em 2008 (48% de 57 milhões de mortes) foi a doença cardiovascular, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, devido a um estilo de vida mais sedentário e mudanças na alimentação, na qual predominam açúcares, gorduras saturadas e sal, o que provocam problemas de saúde como colesterol elevado e pressão alta.

A prática esportiva e, no caso específico desse texto, a prática de esportes de longa duração, deve ser incentivada com o devido acompanhamento de um profissional de Educação Física, após passar por uma avaliação pré-participação adequada, de preferência feita por um médico e com os exames indicados por tal profissional.

Faça atividade física e cuide desse maravilhoso bem que lhe pertence: a sua saúde!


J. H. Kim et al. Cardiac arrest during long-distance running races. NEJM, January 12, 2012 Vol. 366 No. 2.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Bolo de proteína caseiro - Barra de proteína caseira

Pra quem gosta de comer de forma saudável e não abre mão do sabor, estou postando uma receita de bolo de proteína que me foi repassada por um aluno, cuja autoria é da nutricionista Diordia Piccoli. Nessa receita, fiz algumas pequenas alterações, mas nada que mude a essência principal do bolo.

Todos os ingredientes são facilmente encontrados em qualquer rede de supermercados e estão com preços bem acessíveis, além de ser uma receita que não necessita de experiência na cozinha. É ótima para os lanches do dia.


INGREDIENTES:

- 2  ou 3 bananas (ou outra fruta de sua preferência);
- 2 ovos inteiros;
- 6 claras de ovos;
- ½ copo de leite desnatado, OU leite de soja, OU água, OU suco de frutas natural;
- 1 colher de chá de essência de baunilha;
- 3 colheres de sopa de açúcar mascavo;
- ½ xícara de farelo ou farinha de aveia;
- ½ xícara de quinoa em flocos;
- 2 colheres de sopa de farinha de linhaça;
- 3 colheres de sopa de albumina, OU whey protein, OU 6 colheres de leite em pó desnatado;
- 3 colheres de sopa de cacau em pó;
- 1 colher cheia de sobremesa de fermento em pó.


MODO DE PREPARO:

- No liquidificador, coloque primeiro os ingredientes líquidos, que são os ovos e as claras, o leite desnatado (ou água, ou suco) e a essência de baunilha. Logo após adicione as frutas. Bata até ficar uma mistura homogênea;

- Em seguida, adicione os outros ingredientes e volte a bater até criar uma nova mistura homogênea;

- Coloque a mistura em uma forma untada com óleo (ou manteiga) e farinha de trigo;

- No forno pré-aquecido (bastam 5 minutos), coloque a forma com a mistura e deixe por 25 a 30 minutos;

- Retire a forma e espere esfriar. Corte em pedaços do tamanho de sua preferência. Para conservar, guarde em um pote fechado na geladeira por até 4 dias.

Bon appétit...