Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de maio de 2012

FAT BURNERS: cafeína e emagrecimento

Uma categoria extremamente popular de suplementos alimentares é a dos queimadores de gordura, ou também conhecida como fat burners. Dentre os benefícios atribuídos a esses suplementos estão o aumento de performance, a perda de peso e principalmente o aumento do metabolismo de gordura, levando a melhoras da composição corporal. As substâncias mais famosas encontradas nesses suplementos são a cafeína, a L-carnitina, o chá verde, o CLA (ácido linoleico conjugado) e a taurina. A partir de uma revisão de literatura publicada em 2011 por Jeukendrup e Randell, vamos analisar um pouco mais de alguns desses suplementos.

O texto de hoje trata sobre a cafeína, substância encontrada naturalmente em muitas comidas e bebidas. Logo após consumida, ela tem um pico de concentração entre 30 e 90 minutos, estando presente no corpo por 4 a 6 horas seguintes à ingestão.

Os estudos acerca da cafeína iniciaram no início dos anos 70, e logo os pesquisadores perceberam que:

- a ingestão da cafeína antes do exercício (de baixa a moderada intensidade) aumentava a oxidação de gordura;

- havia uma mudança no "combustível" (substrato) utilizado durante o exercício, passando de carboidrato para gordura, fato que poupava o glicogênio (carboidrato estocado no corpo) e gerava aumento de performance.

Ainda, a cafeína aumenta a atividade do sistema nervoso simpático, sendo considerada um estimulante. Esse aumento libera ácidos graxos do tecido adiposo e dos estoques intramusculares, além de promover liberação de adrenalina, hormônio que atua na queima da gordura. Alguns estudos datados da décadas de 80 mostram aumento no metabolismo após algumas horas da ingestão de cafeína, girando em torno de 3 até 11% de elevação. Mas vale ressaltar que indivíduos acostumados a ingerir a substância diariamente ("viciados" em café) não respondem dessa maneira. Dessa forma, a cafeína tem efeito praticamente nulo sobre eles.

Analisando os estudos disponíveis, podemos observar que a cafeína pode aumentar o metabolismo em alguns indivíduos e a oxidação de gordura nos exercícios de baixa a média intensidade (que NÃO são os mais indicados para emagrecer [leia outros textos do blog para saber quais os exercícios mais indicados]), mas mesmo quando isso acontece, a magnitude dessas melhoras é moderada ou baixa. 

Particularmente, tenho utilizado a cafeína como estimulante pré-treino e tenho gostado dos resultados. Não sou adepto do café no meu dia-a-dia e tenho respondido bem a esse suplemento que mandei manipular em cápsulas. Minha principal dica para quem deseja usar a cafeína é saber que os resultados referentes ao emagrecimento são discretos, mas que em um indivíduo com o treino e dieta bem planejados, pode ser que a cafeína seja um aditivo interessante usado como fat burner ou como estimulante antes dos treinos.

Jeukendrup AE, Randell R. Fat burners: nutrition supplements that increase fat metabolism. Obesity Reviews, V 12, 10, 841-851, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário