Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Alimentação pós-treino

Para resultados efetivos, sabe-se que a melhor estratégia é aliar um bom treinamento com uma alimentação de qualidade. Nesse sentido, para um praticante de musculação que visa aumento de massa muscular, uma refeição se mostra de grande importância: a REFEIÇÃO PÓS-TREINO.

O treinamento de musculação é capaz de proporcionar alterações no organismo que perduram por alguns minutos ou horas após a sessão de exercícios. Uma dessas alterações é o aumento da síntese de proteínas, ou seja, a construção e reparação da musculatura trabalhada durante o treino. Para que essa fase seja mais bem aproveitada, a ingestão de nutrientes como CARBOIDRATOS e PROTEÍNAS é de extrema importância, e o tempo entre o final dos exercícios e a ingestão dos alimentos deve ser o mais curto possível.

Em 2001, pesquisadores dinamarqueses liderados por B. Esmarck investigaram os efeitos da ingestão imediata de proteínas e carboidratos LOGO APÓS o treino ou DUAS HORAS após o término do mesmo. O grupo que consumiu os suplementos IMEDIATAMENTE após o treino obteve hipertrofia (aumento da massa muscular) após doze semanas de treinamento, enquanto o grupo que ingeriu os mesmos alimentos, só que duas horas mais tarde, não demonstrou esses resultados. Uma das explicações pode ser o fluxo de sangue aumentado na musculatura, facilitando a absorção dos nutrientes ingeridos logo após o treino, além da ativação de sinais bioquímicos que induzem a hipertrofia.

Sobre essa estratégia de alimentação, vale ressaltar a importância da combinação de carboidratos E proteínas, e não somente carboidratos OU proteínas. No entanto, não é qualquer proteína que teria um efeito positivo, mas sim as de origem animal (whey protein, leite, peito de peru, etc.), por ser uma proteína mais completa do que a de origem vegetal (amendoim, leite de soja, etc.), como demonstrou o pesquisador canadense Joseph Hartman e sua equipe, em estudo publicado em 2007, onde o leite desnatado foi capaz de promover hipertrofia, ao contrário do leite de soja.

Dessa forma, se o seu objetivo for aumento de massa muscular, vale a pena pensar em algum suplemento que contenha proteína e carboidrato, ou um simples leite desnatado com pó achocolatado para ingerir logo após a sessão de treinos.